Seminário TechNet Microsoft 2002
20 de Outubro de 2002

        Mais uma vez, investindo nas empresas filiadas ao seu canal, a Microsoft presenteou os seus parceiros registrados com um seminário de nove horas de duração abordando os procedimentos necessários à implantação de uma solução de rede segura e integrada. Através da demonstração passo a passo do processo de implementação de segurança, foram detalhados como explorar os mais modernos recursos de conectividade como acesso remoto via VPN e conexão Wireless, oferecendo importantes dicas de profissionais certificados da Microsoft.
       
Este segundo TechNet deste ano foi destinado aos profissionais técnicos de infra-estrutura, administradores de redes, engenheiros, analistas de suporte e profissionais técnicos dos parceiros da Microsoft no Brasil.
       
Os tópicos abordados neste evento foram:

1 - Planejamento para segurança:
Conduzindo um Risk Assessment / Estratégias para gerenciar riscos / Cálculo de exposição / Implementação de medidas de segurança.

2 - Integração da infra-estrutura de rede: Reduzindo custos e riscos:
Sincronização de bases de dados / Implantação da infra-estrutura de chave pública e privada PKI / Implantação de políticas de grupo / Tecnologias de autenticação e autorização.

3 - Protegendo a Infra-Estrutura:
Protegendo o e-mail / Protegendo servidores Web / Protegendo servidores de arquivo / Protegendo as estações / Recursos do Microsoft Strategic Technology Protection Program

4 - Ampliando a conectividade da rede:
Implantação de Redes Wireless (802.1x) / Proxy e Firewall utilizando o Internet Acceleration Server (ISA) / Windows Server - Integrated VPN (IPSEC, PPTP)

5 - Gerenciamento e Administração da Rede:
Checklists de segurança / Gerenciamento automático de patches e hotfixes / Microsoft Corporate Windows Update / Windows Critical Notification Tool

        Durante o evento, a Microsoft divulgou que cerca de 90% das empresas possuem falhas na segurança dos dados e mostrou como podemos cercar as probabilidades de invasão da empresa por agentes externos e internos, já que 30% das perdas de dados ocorrem por funcionários de dentro da própria empresa.
        Uma nota divulgada pela Microsoft durante este TechNet, que todos já sabíamos mas ainda não tínhamos ouvido falar pela própria Microsoft foi: “Não existe sistema 100% seguro”. A cada semana, são descobertos aproximadamente 50 erros nos programas que utilizamos nas empresas no dia-a-dia. Todos os erros são corrigidos, mas muitos empresários não sabem que podem obter estas correções e nem têm pessoal qualificado para realizar tal serviço.
        Com isto, está em ascensão uma nova profissão no mercado: o administrador de rede e segurança. São raras as empresas de Pará de Minas que têm este tipo de profissional dando o devido suporte técnico. Muitos empresários acham que não é necessário ter um profissional atuando nesta área em suas empresas porque seria pouco o trabalho a ser realizado. Mas, aí é que está o engano! De acordo com as orientações passadas pela Microsoft do que teria que ser feito todos os dias em cada empresa para manter o sistema computacional funcionando com segurança, estima-se que cada administrador de rede e segurança gastaria, pelo menos, 4 horas de serviço diariamente.
        O maior foco deste seminário TechNet foi em relação à fragilidade das redes Wireless (sem fio) quando não são adotados conceitos e tecnologias de segurança eficientes durante a instalação da rede. A falta de criptografia de dados, utilização do nome padrão da rede, login e senhas padrões são as maiores brechas nas empresas que trabalham com Wireless. Por incrível que pareça, um micro equipado com placa de rede Wireless acoplada a uma lata da famosa batata americana Pringles é capaz de invadir redes remotas a até 16 km de distância! Basta apontar a lata de batata para a direção desejada e, no mínimo, utilizar a banda larga da empresa invadida para acessar a Internet de graça com boa velocidade. Durante um rastreamento de redes Wireless em São Paulo pela revista Info utilizando a lata da famosa Pringles, das 43 redes encontradas, 35 estavam vulneráveis e podiam ser invadidas por hackers.


Latas de Batatas Pringles utilizadas para invadir redes Wireless

        No Brasil, pouquíssimas empresas já implantaram todos os dispositivos de segurança de dados, mas há uma forte tendência de conscientização do empresariado brasileiro para garantir mais privacidade nas suas informações. Iniciativas como este e outros seminários da Microsoft e os últimos seminários e cursos da Intel, todos voltados à segurança de dados, reforçam a nossa preocupação para implantação de técnicas e conceitos de segurança nas empresas, que devem passar a pensar a respeito quanto à contratação de um profissional da área para evitar situações desagradáveis.
        Representando Pará de Minas no segundo TechNet 2002 da Microsoft, estavam presentes 5 técnicos da AB Informática: André Basílio, Plínio Braga, Marcos Carvalho, Pedro Neto e Mozart Campos. Atualmente, André Basílio e Plínio Braga estão em
São Paulo, juntamente com Wagner Alves da Ability Informática, freqüentando a Universidade Servers Microsoft para aprofundarem os seus conhecimentos participando de vários cursos, onde serão mostradas, na prática, técnicas de invasão e proteção de redes, complementando assim todos os cursos teóricos sobre segurança já vistos até o momento.

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.