Câmeras já enxergam através de roupas
10 de Julho de 2002

        Já estão em funcionamento, em alguns aeroportos e penitenciárias dos Estados Unidos, as super máquinas de raios-X que permitem enxergar através de roupas e materiais rígidos.
        As novas tecnologias permitem detectar armas escondidas, pessoas e outros objetos ocultos em automóveis e caminhões; bem como identificar pessoas atrás de uma parede, rastrear prédios, pessoas soterradas em terremotos e até mesmo uma grande concentração de cupins dentro de pedaços de madeira.


Imagem de raio-X revelando pessoas escondidas dentro de caixas num caminhão

        Alguns destes equipamentos utilizam ondas milimétricas de radar e rádio que atravessam concretos e até mesmo o aço!
        A empresa de inspeção AS&E – American Science and Engineering – inventou o BodySearch, um aparelho interligado a um computador que captura os raios que rebatem dos objetos após scannear uma pessoa parada por alguns segundos, emitindo menos radiação que os aparelhos de raios-X odontológicos. Incrivelmente, o BodySearch mostra a pessoa sem roupa no monitor! Armas de fogo e peças metálicas são mostradas com a cor preta; armas de plástico e de cerâmica surgem com a cor branca sólida. Este aparelho está sendo comercializado nos Estados Unidos por 130 mil dólares.

 
O BodySearch, utilizado em alguns aeroportos dos EUA, permite ver através das roupas

        Aparelhos mais potentes já estão sendo utilizados na fronteira dos EUA com o México e ao redor de Washington para a checagem de veículos, trens e contêineres de mercadorias.
        Como o BodySearch necessita que as pessoas estejam paradas para o adequado rastreamento, outros dispositivos estão sendo produzidos pela empresa Millivision utilizando outra tecnologia que permite focalizar a silhueta de pessoas ocultas. As imagens não são perfeitas, mas identificáveis, bem como os objetos metálicos e bombas que estejam sendo carregados. Os aparelhos da Millivision estarão à venda a partir do final deste ano por preços a partir de 60 mil dólares.
        A Millivision também está desenvolvendo aparelhos para detectar qualquer tipo de movimento atrás de paredes e promete lançá-los no mercado a partir do próximo ano.
        Maiores informações podem ser adquiridas diretamente nos sites da AS&E e da Millivision na Internet: http://www.as-e.com e http://www.millivision.com.

André Basílio é Diretor, Analista de Sistemas e Supervisor de Ensino da AB INFORMÁTICA.